sábado, 31 de maio de 2008

Testdisk - Recuperando partições deletadas

Hoje vou falar de um utilitário que salva ou facilita a vida de quem lida com informática no dia-a-dia. Trata-se do Testdisk, desenvolvido pela CGSecurity e que cumpre exatamente a que se propõe. Recuperar partições perdidas ou apagadas acidentalmente. O testdisk pode ser usado sobre Win9x,NT, XP,Vista,200,2003,Linux, OSX e até pelo OS/2. Você pode baixar gratuitamente
aqui.
Para nós que usamos o Ubuntu, a instalação é mais simples ainda. Basta abrir um console e digitar:
sudo apt-get install testdisk
Após um rápido download, ele estará disponível para uso.

Usando

Primeiro o óbvio: É necessário que o HD danificado esteja corretamente instalado na máquina. De preferência como Slave. É muito importante também, que ninguem ter tentado fazer nada com ele após a constatação da perda da partição. Se o sujeito tentou formatar o HD novamente, por exemplo, a recuperação torna-se mais complicada.

Comece chamando o Testdisk como super usuário com o comando
# testdisk

Após a carga do programa, selecione o HD que será "ressucitado"

Clique em Analyse e depois em Proceed

Após uma rápida análise, ele localiza as partições excluidas.

Após isso, basta pressionar Enter e escolher a opção Write.

Não se assuste se tudo acontecer rápido demais... é assim mesmo.. aqui em casa eu recuperei um HD de 10 Gb em menos de 30 seg.

Após a recuperação, basta voltar com o HD para a maquina de origem e verificar se está tudo ok.

Você também pode montar o HD dentro do Ubuntu e copiar os dados para o seu HD principal, de forma a fazer um backup.

É isso pessoal, esse eu garanto que funciona 100%

Abraços

Roberto

6 comentários:

Poetisa... disse...

Meu Deus! O que é esse testdisk! Eh incrível! Eu já estava sem esperanças de recuperar meu srv, mas em 30 segundos tudo mudou! Obrigada pela dica!

Samantyn disse...

tem como recuperar só imagens pelo testdisk via Ubuntu, de HD danificado? COMO? Qual comando via terminal eu uso? Obrigado pela ajuda.

Limites Infinitos Ed Wilson disse...

Excelente! Gosto de experimentar várias distros e fiz uma tremenda lambança instalando o Slax. Milhares de fotos e vídeos familiares sem contar músicas baixadas por anos. Já recuperei uma das partições (437 GB) rapidinho, agora vou partir pra outra. Valeu pela dica!!!

Limites Infinitos Ed Wilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neimar Borges disse...

Cara, eu tinha um xp e um win 8 particionados, dai coloquei o ubuntu 13 e esqueci de alguns arquivos importantes . coloquei o linux no hd por inteiro e não sei como faço pra recuperar os dados, sou verde nesse lance, c der pra dar um help, valeu, vou aproveitar a dica acima.

Unknown disse...

Por favor alguem me ajude .
Estou com o testdisk aberto no ubuntu , faco tudo direito,

Disk 320 gb .....
Proceed
Analise
Aparece a mensagem
NO PARTITION IS BOOTABLE